sábado, 13 de dezembro de 2008

Importância do Tema: “Protecção Solar”







Nos últimos anos, o número de casos de cancro cutâneo tem vindo a aumentar em todo o mundo. Em Portugal, este número tem seguido a mesma tendência. Os factores de risco mais conhecidos para o cancro de pele derivam, fundamentalmente, do comportamento dos indivíduos. Assim, salientam-se os seguintes:

  • Exposição excessiva à radiação Ultravioleta;

  • Uso infrequente de Protector Solar.
Uma exposição excessiva ao sol e sem protecção pode também causar escaldões, alergias e conduzir a outros danos na pele. Por estas razões, é urgente promover o uso do protector solar durante a exposição ao sol, e alertar a sociedade sobre os perigos que uma exposição solar sem protecção pode causar.
Na actualidade, sabe-se que os jovens não aplicam frequentemente protector solar quando expostos ao sol. Este facto é importante porque o protector solar é eficaz na prevenção das queimaduras solares, bem como do cancro de pele.
Esta situação deve-se sobretudo ao facto do tom de pele moreno “estar na moda”. Assim sendo, a maioria das pessoas deseja obter um bom bronzeado e acredita que para isso não podem usar protector solar. Esta crença pode ter efeitos adversos na saúde do indivíduo e conduzir a graves problemas de saúde, nomeadamente ao cancro cutâneo.
No passado, a radiação ultravioleta não era tão intensa como nos dias de hoje. Isto deve-se ao aumento do buraco do ozono, o que permite a passagem dos raios ultravioleta através da atmosfera. Nestas últimas décadas, o buraco do ozono expandiu-se de uma forma significativa e, consequentemente a intensidade da radiação ultravioleta também aumentou.

3 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Muito bem! Acho que é um tema muito importante e actual e ajudará toda a comunidade escolar a estar mais atenta a este problema.

Beijinhos*
Sofia

Unknown disse...

Adorei o facto de terem decidido seguir este caminho, pois este tema é pouco estudado no nosso país...É sempre bom ver jovens interessados e empenhados neste tópico, visto poderem chamar a atenção para este problema, começando exactamente por jovens como voces e na vossa escola.
Parece-me um projecto ambicioso, mas com pessoas dedicadas, empenhadas e dinâmicas. Portanto, sem dúvida que a meta será atingida com sucesso:D
Em suma, o vosso trabalho está excelente|

E já sabem que sempre que precisarem de qualquer coisa, é só dizer:D

Beijos

Angela Rodrigues