quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Resultados da Sondagem

Agradecemos a todos os visitantes que responderam à nossa sondagem. Os resultados encontram-se no lado esquerdo do blog, mas infelizmente não são muito conclusivos, dado que o número de pessoas que responderam é pequeno. Contudo, brevemente publicaremos no blog os resultados que obtivemos nos inquéritos aplicados na nossa escola, tratando-se já de um estudo mais conclusivo e mais amplo.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Melanoma Maligno

O melanoma maligno é o cancro cutâneo mais perigoso e um dos tumores malignos mais agressivos da espécie humana, e parece estar mais associado à exposição solar intermitente, aguda e intempestiva, muitas vezes acompanhada de queimaduras solares ("escaldões"), especialmente quando ocorridos em idades jovens. O melanoma maligno pode surgir sobre pele aparentemente sã, em qualquer parte do corpo ou sobre sinais preexistentes. O aspecto inicial do melanoma é variado, mas caracteriza-se, habitualmente, pelo aparecimento de um pequeno nódulo ou mancha, de cor negra de alcatrão, sobre pele aparentemente sã ou sobre um sinal já existente.


Por isso é fundamental estar atento aos sinais presentes na pele, bem como às seguintes situações:

  • Surgimento recente de um sinal de cor negra em pele aparentemente sã;
  • Modificação de um sinal já existente;
  • Alteração do tamanho (crescimento recente);
  • Alteração da forma (contorno irregular);
  • Alteração da cor (negra, castanha, rosada);
  • Aparecimento de prurido (comichão);
  • Aparecimento de inflamação (vermelhidão)
  • Aparecimento de ulceração (ferida);
  • Aparecimento de hemorragia (sangra facilmente).


Melanomas malignos de espessura fina (probabilidade de cura elevada)

Melanoma maligno de espessura intermédia (probabilidade de cura menos favorável)



Melanomas malignos de espessura grande (probabilidade de cura reduzida)


segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Perguntas e Respostas frequentes

P: Terei de me preocupar com a exposição solar?

R: Sim, entre Abril e Setembro a meio do dia os níveis de radiação UV são elevados.

Se passa uma quantidade razoável de tempo ao ar livre durante os meses de Verão, a praticar desporto ou jardinagem, por exemplo, ou se tem um trabalho em que tem de andar ao ar livre grande parte do ano, poderá certamente receber sol suficiente que possa provocar cancro, principalmente se tiver pele clar, e de certeza receberá o suficiente para provocar o fotoenvelhecimento, sem sequer nunca ter ido para a praia.

P: E se eu quiser ficar com um bronzeamento?

R: Os banhos de sol provocam necessariamente danos na sua pele. Se tiver uma pele negra ou castanha provavelmente não está muito sujeito aos efeitos nocivos, mas nesse caso o mais provável é não querer bronzear-se! É uma escolha pessoal, mas deverá estar ciente dos riscos de apanhar banhos de sol para tomar uma decisão consciente. Tomar banhos de sol é sempre perigoso para todos e principalmente para as pessoas de pele clara, sobretudo quando o sol está alto no céu, independentemente das condições climatéricas.

Deste modo torna-se relativamente seguro estar ao ar livre de manhã cedo ou ao fim do dia quando o sol está baixo. Por isso em casa ou a passar férias evite o sol do meio dia esteja onde estiver. Use roupa adequada quando estiver ao ar livre e use um protector solar de FPS (factor de protecção solar - número que aparece no protector solar) 15 a 25 regularmente. Mentalize-se que um bronzeado é na realidade uma resposta, devido a um dano causado no ADN, das células cutâneas aos raios UV.

Contudo, este tipode cuidados referem-se muito principalmente às pessoas de pele clara nas quais quanto mais profundo for o bronzeamento maiores são os danos cutâneos provocados e deste modo maior é também o risco de contrair cancro no futuro.

É também importante que se aperceba de que o melanoma, apesar de há algum tempo ter sido relativamente rao, tem aumentado muito tornando-se cada vez mais comum e que é uma forma de cancro que pode ser potencialmente fatal, é aliás uma das maiores causas de morte daqueles que se situam na facha etária dos 26 aos 35 anos. Existem também provas que sugerem que os ataques repetidos de queimaduras solares, que são mais comuns quando se tomam banhos de sol nas férias, são especialmente determinantes no aparecimento deste tipo de cancro, principalmente em pessoas de pele clara.

Se entretanto quiser bronzear-se há apenas uma maneira de o fazer de um modo conveniente e seguro e isto consiste no uso de um preparado que lhe confere um bronzeado falso. Hoje em dia, além de seguros estes produtos conferem-lhe uma imitação perfeita do verdadeiro bronzeamento. No entanto, se vai mesmo bronzear-se comece com pequenos períodos de exposição solar aumentando-os gradualmente. Use também um protector solar com factor de ecrã elevado, entre 10 e 15, e mantenha-se nesta escala pois se queimar irá estragar o seu bronzeamento!


P: Será seguro usar o solário?

R: Geralmente os solários emitem radiação muito idêntica àquela emitida durante um meio dia de Verão com sol e terá por isso os mesmos efeitos, por isso evite-os totalmente. Isto porque ao utilizá-los, está apenas a danificar a sua pele sem sequer desfrutar ao mesmo tempo do ar livre! Contudo, a maioria dos dermatologistas é da opinião que bani-los é tão inapropriado quanto banir os cigarros ou o álcool e é preferível consciencializar as pessoas para os seus perigos de modo a que estas possam fazer a melhor escolha.

Quer use solários antigos, que emitem na sua maioria radiações UVA, ou os mais modernos que combinam os raios UVA com os UVB, os efeitos em termos de danos cutâneos são muito idênticos aos da exposição solar. Isto significa que está sujeito ao mesmo tipo de danificações cutâneas, que podem resultar nas suas formas mais agressivas ou então, como já tem acontecido, em forma queimadura solar fatal! Há também o risco de contrair as seguintes afecções, tanto ao usar um solário como a expor-se ao sol: dermatite polimorfa provocada pela luz, melasma e fotossensibilidade aos medicamentos, a curto e a longo prazo regista-se o fotoenvelhecimento e o cancro da pele assim como um aumento da fragilidade da pele por porfiria. Por outro lado, o risco de melanoma devido ao uso de solários ainda não foi quantificado com precisão, mas parece que também está a aumentar. As pessoas com muitos sinais na pele nunca deveriam usar os solários assim como nem sequer deveriam apanhar banhos de sol. Resumindo, os solários são muito idênticos à luz solar no que respeita ao seu potencial para provocarem danos cutâneos e deviam por isso ser evitados. Se usar um solário não deverá fazer mais de 20 sessões por ano de modo a moderar os riscos.


P: Será boa ideia usar um solário apenas durante duas ou três semanas por ano antes das férias para bronzear um pouco a fim de evitar uma queimadura solar?

R: Não. Não é uma boa ideia usar um solário com estes fins porque os danos que está a provocar são maiores do que qualquer protecção ou bronzeamento que consiga obter. O melhor será fazer um bronzeamento falso e usar um protector solar durante as férias.


P: Poderá a luz solar danificar os meus olhos?

R: Sim, a exposição solar está associada a numerosos problemas d visão, principalmente cataratas, por isso é que as pessoas fazem tratamentos de fototerapia para curarem certas doenças de pele devem sempre usar óculo de sol. As cataratas ocorrem a longo prazo devido à exposição solar dos olhos ao longo dos anos, contudo, poderá também ferir os seus olhos expondo-os a demasiada luz solar, principalmente na neve, originando uma doença chamada cegueira da neve. Olhar directamente para o sol durante mais de alguns segundos pode causa perda permanente da visão. O ideal é usar óculos de sol nos dias de Verão para proteger os seus olhos, protegendo ao mesmo tempo, como é óbvio, a sua pele. Compre óculos de sol que lhe garantam uma boa protecção contra os raios UVB e os UVA.
P: Se eu usar óculos receitados pelo médico, poderão estes ampliar os efeitos nocivos dos raios UV nos meus olhos?

R: Não. O vidro transparente ou o plástico por norma absorvem praticamente todos os raios UV, e de certeza todos os UVB, embora permitam como é obvio que a luz visível penetre. Por isso irá precisar de tomar cuidados extra ao usar óculos receitados pelo médico a não ser que a luz seja demasiado intensa e aí será melhor usar óculos-acessórios (com protecção extra contra luminosidade), ou usar uns especialmente receitados pelo médico.


P: Sei que não bronzeio se ficar sentado em frente ao televisor ou ao computador, mas estarei na mesma sujeito aos riscos dos raios UV?

R: Não, não corre nenhum dos riscos pois estes aparelhos não emitem este tipo de raios.
P: Sou de origem afro-caraíba por isso tenha a pele muito escura. Precisarei de ter quaisquer cuidados como sol? Deverei tomar cuidados com os meus filhos se este forem para o sol? Terei o mesmo risco de fotoenvelhecimento que as pessoas de pele clara?
R: Precisa apenas de tomar cuidados moderados ni início do Verão para prevenir uma queimadura precoce e o fotoenvelhecimento, que passados os anos aparece também nas pessoas de pele escura. Por outro lado, os bebés com pele escura, como já referi anteriormente, podem por vezes queimar d um modo relativamente fácil, por isso devem ser protegidos pelo sol.


P: Penso que apliquei muito protector solar na pele. Será que estes químicos são absorvidos para o interior do meu corpo, se sim poderão prejudicar-me?

R: Não. Estudos exaustivos sugerem que estes químicos não o prejudicam. Não os aplique em demasia nos bebés com menos de cerca de seis meses pois só a partir desta altura é que as suas estruturas cutâneas se formam por completo.